Escavação e Contenção Periférica

A modelação 3D da contenção e sua envolvente.

O projeto de Escavação e Contenção Periférica é obrigatório quando se pretendem executar novos edifícios com caves, nos casos em que estas se apresentam contíguas ou próximas de outras edificações ou arruamentos, em que a execução de taludes de escavação não é aceitável, realizável ou ainda quando não é economicamente viável.

As contenções periféricas podem tomar um carácter provisório ou definitivo, sendo que são várias as soluções possíveis para este tipo de estruturas – muros de suporte de gravidade, muros de suporte ancorados, muros de contrafortes, paredes moldadas, muros “Berlim”, cortinas de estacas, entivações, entre outros.

Quer a escavação, quer a construção de novas estruturas nas imediações de edificações já existentes (que poderão ser alvo de um avançado estado de degradação estrutural) implicam questões complexas de segurança pública. Estas questões podem agravar-se se o contexto for uma zona histórica de um meio urbano excessivamente povoado e pouco organizado a nível arquitectónico.

O projeto de Escavação e Contenção Periférica está sujeito a uma série de combinações e cálculos que variam a cada caso, abrangendo processos como a análise da estrutura a construir com a sua envolvente ambiental (topografia, geologia, hidrografia) sempre interligada com a seleção dos processos construtivos.

Os vários condicionalismos inerentes à execução deste tipo de estruturas leva a que sejam consideradas de alto risco, pelo que o seu projeto deverá ser rigoroso, contemplando sempre um faseamento de obra, elemento orientador da sucessão de operações a realizar em obra.

Por todos estes fatores, estes projetos pressupõem um elevado grau de conhecimento multidisciplinar por parte da equipa projetista.

Projetos Relacionados
Edifício Dynamic
Liberdade Street Fashion
Distribuição Alimentar
Shopping Braga Parque
EDIGMA.com