Instalações Hidráulicas Prediais

Hidráulica é uma palavra derivada do grego, constituída pela união entre hydra = água e aulos = condução/tubo/aula. É assim uma parte da física que se dedica ao estudo do comportamento dos líquidos em repouso e em movimento.

Os projetos de hidráulicas consistem em dotar o edifício de infra-estruturas básicas necessárias ao abastecimento e drenagem de águas.

Relativamente ao abastecimento, temos o abastecimento de água para consumo e o abastecimento para as instalações de combate a incêndio. No que diz respeito às drenagens, temos a drenagem de esgotos (industriais ou domésticos) e a drenagem de águas pluviais. Cada especialidade é um projeto hidráulico distinto, no entanto, é importante que haja uma coordenação entre as diversas especialidades.

Porque se relacionam com questões de salubridade, higiene e segurança nos edifícios e vias públicas, os projetos hidráulicos são de extrema importância.

A projeção destas infra-estruturas pode tornar-se complexa mas com a ajuda da tecnologia tem vindo a ser possível descobrir novos meios de melhorar significativamente a eficiência dos materiais aplicados, como também tem vindo a ser possível descobrir novas técnicas para a otimização e rentabilização dos sistemas em si.

A colaboração entre o projetista e o dono da obra é imperiosa para encontrar as soluções que melhor se adequam a cada projeto e a existência de uma mão-de-obra qualificada e devidamente formada tem um papel preponderante na qualidade e garantia do produto final.

A PROFIJECTO modela as instalações hidráulicas através do Revit MEP.
EDIGMA.com